Foto: Betho Feliciano

IMPRENSA

Língua afinada: entrevista com Zuza Homem de Mello
Silvana Guaiume

Sem perdão: o musicólogo Zuza Homem de Mello diz que o grande público se acostumou a ouvir música ruim

Zuza Homem de Mello não evita confronto. Separa com distinção a música descartável da música de qualidade. Afirma que o público se “nivelou por baixo” e se acostumou com o “resíduo cultural duvidoso” da indústria dos megahits que vêm, vão e não deixam lembrança.

Musicólogo, estudou contrabaixo em Nova York na década de 50 e conheceu astros de primeira grandeza do jazz. Tem uma foto no seu estúdio em Indaiatuba de uma leva de estrelas reunidas. A imagem é a mesma que o personagem de Tom Hanks carrega no filme O Terminal. “Alguns são meus amigos”, aponta a foto, sem alarde.

Escreveu Música Popular Brasileira - Período da Bossa Nova aos Festivais e coordenou a Enciclopédia da Música Brasileira. Hoje divide-se entre duas casas, em Indaiatuba e São Paulo. Mantém estúdios nos dois locais.

Sobre Campinas, cidade que adora e freqüenta, diz: “Os campineiros nem sempre se dão conta da superioridade da qualidade de vida em relação a São Paulo”.

Metrópole - Como o Interior se posiciona no cenário da música brasileira?
Zuza Homem de Mello - Sempre foi um importante campo de trabalho para músicos brasileiros. Dois artistas deslancharam suas carreiras no Interior. Milton Nascimento promoveu turnês, principalmente junto ao público universitário, na década de 1970, e daí para a frente explodiu na vendagem de discos. Elis Regina rodou o Interior inteiro de ônibus. Muitos artistas vêm para a região e acabam almoçando aqui em casa.

Sua casa em Indaiatuba é um quartel-general da música no Interior?
Todos vêm aqui. Minha mulher Ercília faz um belíssimo almoço. No Verão, fico aqui, venho em dezembro e só vou embora depois do Carnaval. No resto do tempo, quando não estou viajando, divido-me entre Indaiatuba, para onde venho na quinta e fico até segunda de manhã, e São Paulo.

Os almoços têm um prato especial?
Tem sim. É o rijsttafel, um prato asiático à base de coco, rapadura, frango em lascas, arroz e molho picante.

O senhor freqüenta Campinas?
Muito. Adoro Campinas. Os campineiros nem sempre se dão conta da superioridade da qualidade de vida sobre São Paulo. Campinas é bonita, arborizada. A Norte-Sul lembra uma região de Dallas (EUA), próxima ao riacho Turtle Creek.

A que lugares o senhor gosta de ir?
Gosto muito dos restaurantes La Pasta Gialla, Le Troquet e Bellini. Também gosto do Seo Rosinha e do Cenarinho. Acho ótimos os malls Ventura e Gramado. A Red é uma casa de shows muito bem montada. O Centro de Convivência Cultural ficou muito bonito depois da reforma. E acho fantástico o projeto cultural da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

O senhor tem projetos para a região?
Coordeno um projeto musical na CPFL, todos os domingos, de março a dezembro. No ano passado, fui curador de dois módulos, que chamei de Antítese do Mau Gosto, com artistas menos conhecidos, mas muito bons. Este ano, serei coordenador dos módulos.

Como o senhor define a MPB hoje?
Há duas vertentes, que não têm muita relação. Uma é a dos megashows, que deixam um resíduo cultural duvidoso. São os artistas que estão na mídia com megahits e fazem os shows para serem vistos. São shows caros que desviam a atenção do público, para dar a impressão de qualidade. O espetáculo é maravilhoso, mas é oco como uma casca de coco. Outra vertente é a dos artistas estáveis que não dependem dos hits e que são sempre bem recebidos.

Não há renovação na música?
Existe, mas os artistas que hoje correspondem aos grandes nomes da música brasileira não têm espaço na televisão, não tocam no rádio.

Falta interesse do público em conhecê-los?
Também temos duas vertentes de público. Quem adora Zezé di Camargo e Luciano detesta quem adora Tom Jobim e vice-versa. Um tem qualidade e outro, não. Toda a obra de Zezé di Camargo e Luciano não vale um compasso do Tom Jobim.

O público que gosta de megahit nunca vai gostar de bossa nova?
O público tem capacidade de apreciar um trabalho de qualidade, mas está cada vez mais nivelado por baixo.

Qual o caminho para os novos e bons artistas mostrarem seus trabalhos?
Os canais fechados de televisão.

A música brasileira continua evoluindo?
Com muita rapidez. A música brasileira tem uma grande capacidade de mutação. Mas nem tudo tem consistência necessária para vingar.

Qual foi o último grande movimento da MPB?
A era dos festivais, com os filhos da bossa. Em São Paulo teve o Lira Paulistana, que não se tornou movimento porque se circunscreveu à cidade e não atingiu o Rio de Janeiro. Na época, o rock brasileiro abafou o Lira Paulistana.

Há algum nome despontando na região?
Em Campinas há um pianista muito bom, o Marcelo Onofri. Tem também o baixista Gilberto de Sillos, o violinista Ernani Teixeira, o guitarrista Marcelo Modesto e a cantora Tatiana Rocha. A Unicamp sempre foi um grande fomentador da música brasileira.

Qual o seu acervo hoje?
Tenho 10 mil LPs. Os CDs eu não sei, porque ainda não consegui organizar o acervo.

Quais seus planos para este ano, além do projeto em Campinas?
Vou lançar um livro, ainda este semestre, que tem o subtítulo Ensaios e Memórias. São oito capítulos entre ensaios e memórias.

Sobre quais assuntos?
Um dos ensaios é sobre contrabaixo, instrumento que eu toco. Num dos artigos de memórias relembro os bastidores da época em que contratei artistas para se apresentar no Teatro Record, de 1959 a 1963, como Nat King Cole, Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr. e Marlene Dietrich. Tem também um ensaio sobre o jazz em Nova York nos anos 1950 e ainda sobre as orquestras brasileiras entre os anos 1920 e 1950, que comecei a escrever em 1973. É um livro muito rico.

Conte um pouco mais sobre os bastidores do Teatro Record, do jazz em Nova York e das orquestras brasileiras.
Conto. Quando você voltar para me entrevistar sobre o lançamento do livro, eu conto.

RELEASE | DISCOGRAFIA | TEXTOS & INÉDITAS |FOTOS | IMPRENSA | DIVULGAÇÃO | AGENDA | LINKS | CONTATO | HOME